NOTÍCIAS
23º Open de Xadrez da Freguesia de Benfica
1 dezembro 2021
Desde que houve a primeira edição, em 1998, o Open de Xadrez da Freguesia de Benfica tem-se realizado todos os anos, quase sempre a 1 de dezembro, até que surgiu a pandemia e vimo-nos forçados a cancelar a edição de 2020.
Assim é com grande alegria que vimos anunciar a realização a 1 de dezembro de 2021 da sua 23ª edição, com organização conjunta da ADRC Mata de Benfica e do Pelouro do Desporto da Junta de Freguesia de Benfica.
O local de jogo é o ginásio do Complexo Desportivo da Junta de Freguesia, na Avenida Gomes Pereira 17, Lisboa.
São 9 sessões, sendo três de manhã e seis à tarde, com entrega de prémios prevista para as 20h. O ritmo de jogo é de 15m+3s por lance para cada jogador.
De modo aos resultados poderem ser contabilizados para o ranking FIDE, todos os participantes têm de estar filiados na Federação Portuguesa de Xadrez na presente época de 2021-22, proporcionando o clube essa filiação nos termos constantes do regulamento.
Há prémios de classificação geral, de escalões e outros conforme se pode ver consultando o regulamento. Aconselhamos a inscrição atempada, uma vez que há um limite de 160 participantes. As condições são mais vantajosas para os participantes se forem efetuadas até o dia 18 de novembro de 2021.
O regulamento pode ser consultado em baixo
CAMPEONATO DE FUTSAL
7 novembro de 2021
Na primeira jornada da Serie A, do campeonato de futsal do Inatel, a equipa de futsal sénior da ADRC Mata de Benfica, levou de vencida a equipa do Centro Cultural e Recreativo dos Coruchéus, por 4 a 3. Os golos foram marcados por Rodrigo (2) e Rubén Rêgo (2).
DISTRITAL RÁPIDAS DE XADREZ
7 novembro 2021
A equipa A da Mata de Benfica classificou-se em terceiro lugar nesta prova em que a equipa vencedora foi a do Grupo de Xadrez Alekhine e a segunda a das Estrelas de São João de Brito.
A equipa era composta por Vítor Guerra, Mihai Avramescu, Henrique Galvão, Yuri Vintonyak, Sara Monteiro (capitã) e Helder Nanques.
A equipa obteve 7 vitórias e duas derrotas, estas com o Grupo de Xadrez Alekhine e com a equipa A do Clube Atlético de Campo de Ourique.
Neste campeonato, participaram outras tês equipas da Mata de Benfica, compostas por jovens da formação do clube. A equipa B ficou classificada em 9º lugar, a equipa C em 14º lugar e a Mata de Benfica D em 15º lugar.
A entidade organizadora, Associação de Xadrez de Lisboa, aproveitou a entrega de prémios desta prova para entregar o troféu do 3º lugar conquistado pela equipa C da Mata de Benfica no Campeonato Distrital de Clássicas da época de 2020-2021, cujos elementos se podem ver na foto, acompanhados por Sara Monteiro, treinadora dos escalões de formação.
DISTRITAL RÁPIDAS INDIVIDUAL
7 novembro 2021
JOSÉ GUILHERME SANTOS (GXA) É O NOVO CAMPEÃO ABSOLUTO!
DA MATA DE BENFICA, VITOR GUERRA VICE-CAMPEÃO ABSOLUTO E SARA MONTEIRO CAMPEÃ FEMININA.
Na tarde de domingo, dia 7 de novembro de 2021, num torneio em sistema suíço de onze rondas de xadrez em ritmo rápido (blitz) foram encontrados os campeões da época 2021-22, respetivamente José Guilherme Santos, do Grupo de Xadrez Alekhine, como campeão absoluto, e Sara Monteiro, da ADRC Mata de Benfica, como campeã feminina. Vitor Guerra, também do nosso clube, foi segundo classificado da geral. Há ainda outro lugar no pódio feminino, pois em 3º lugar ficou Emma Maria Avramescu, de nacionalidade romena, que fez o seu primeiro jogo oficial em Portugal, representando a Mata de Benfica.
De salientar o excelente desempenho do novo campeão, que fez o pleno com 11 pontos em 11 jogos, ficando 2,5 pontos à frente do segundo classificado, e a presença de um jovem sub-10 no terceiro lugar do pódio, Mansur Mukazharov, do Académico de Torres Vedras.
A ADRC Mata de Benfica teve uma presença massiva nesta prova, com 21 jogadores, ou seja cerca de trinta por cento da totalidade.
As classificações na geral absoluta dos jogadores da Mata de Benfica foi a seguinte:
- Vítor Guerra, 2º lugar, 8,5 pontos;
- Paul Mihai Avramescu, 4º lugar, 8 pontos;
- Henrique Galvão (vet+50), 6º lugar, 7,5 pontos;
- Maksim Nalivaiko (sub-16), 13º, 7 pontos;
- Helder Rente, 14º 7 pontos;
- Sara Monteiro, 17º, 6,5 pontos;
- Yuryi Vintonyak, 18º, 6,5 pontos;
- Miguel Almeida Morais (sub-18), 21º, 6,5 pontos;
- Guilherme Cabral (sub-16), 29º, 6 pontos;
- Martim Mourão (sub-16), 30º, 6 pontos;
- António Baptista, 31º. 6 pontos;
- Pedro Carreiras (sub-20), 33º 6 pontos;
- Ricardo Zink Ramos (sub-20), 37º 5,5 pontos;
- Adelino Victor Nunes (Vet+65), 42º, 5 pontos;
- Diogo Farinha (sub-16), 49º, 5 pontos;
- João Rodrigues (sub-14), 50º, 5 pontos;
- Pedro Rafael Reis (Sub-14), 59º, 4 pontos;
- Rafael Stratulat (sub-12), 60º. 4 pontos;
- Guilherme Rodrigues (sub18), 61º, 4 pontos;
- Santiago Nunes, 62º (sub-12), 4 pontos;
- Emma Maria Avramescu (sub-10), 66º, 3 pontos;
- Pedro Lima (sub-08), 69º, 2 pontos.
A Mata de Benfica endereça os parabéns aos novos campeões e aos que conquistaram lugares de pódio e dirige uma palavra de felicitações a todos os seus jogadores pelo empenho posto nesta participação!